Porque é que a Inteligência Artificial é uma excelente aliada para evitar o abandono escolar?

O abandono escolar é uma preocupação presente em todas as instituições de ensino espalhadas pelo mundo. Mais do que combater o absenteísmo com políticas de escolaridade obrigatória, é importante delinear estratégias que assegurem a contínua frequência dos alunos e, mais importante ainda, que potenciem o seu aproveitamento. E a inteligência artificial (IA) é a aliada certa para ambos os fins.

Compartilhar
Porque é que a Inteligência Artificial é uma excelente aliada para evitar o abandono escolar?
Fígura de ondas técnologicas azul

Apesar do abandono escolar parecer um conceito complexo e desafiante, com os avanços tecnológicos e melhoria de recursos utilizados pelas escolas, a inteligência artificial pode munir estas instituições com poderosas ferramentas para as auxiliar na monitorização da comunidade estudantil e no fornecimento de alertas para potenciais casos de evasão escolar. Esta monitorização e alertas contínuos vão favorecer, e muito, a elaboração de práticas e estratégias adequadas para assegurar a permanência dos alunos no ensino.

Imagine connosco este cenário ideal: entramos numa escola em que todos os professores, auxiliares, profissionais da secretaria e encarregados de educação têm acesso à mesma ferramenta. Por lá, eles conseguem visualizar, mediante permissões, as mesmas informações. Informações como: assiduidade, faltas injustificadas, processos indisciplinares, ocorrências, participação, status dos trabalhos escolares… Obviamente, algumas destas informações têm maior relevância para alguns elementos do que para outros, mas o importante é que todos vão poder estar a par do ponto de situação de cada aluno. E isso vai fazer toda a diferença no acompanhamento e tomada de decisões.

Ora, se um determinado aluno tem vindo a apresentar uma fraca assiduidade, já atingiu o limite de faltas injustificadas e leva ocorrências com muita frequência, seja por falta de entrega de trabalhos ou má conduta, vão ser várias as sinalizações indicadas pela ferramenta. Geralmente, estas informações encontram-se espalhadas por várias pessoas: a assiduidade, as ocorrências e os resultados estão na posse dos docentes, mas variam de disciplina para disciplina; os diretores de turma vão controlando o limite de faltas e tentam multiplicar-se para recolher informações de todos os professores afetos aos seus alunos; e nas secretarias tratam-se de questões disciplinares e de tantos outros assuntos administrativos e pedagógicos que, na maioria das vezes, quando se tratam de informações sobre alunos chegam-lhes em bruto e divididas por turmas, não por alunos. A personalização por estudante nem sequer se coloca como uma prioridade porque, no atual contexto escolar, é extremamente difícil de ser atingida. E os pais, esses, têm de estar ao nível do Sherlock Holmes para conseguirem recolher as várias informações.

É óbvio para todos nós que estes dados são importantes mas, como não estão centralizados, muitos deles se perdem. De elemento para elemento, a informação vai sendo reduzida, reduzida e reduzida, até alcançar um nível totalmente objetivo e completamente superficial daquilo que é a realidade da informação. Daí a necessidade de reunirmos estes dados num único local, para resolver a descentralização da informação e não só! Com a centralização de dados, dá-se um grande passo na prevenção do abandono escolar: todas estas informações, visíveis para toda a comunidade, vão ser valiosos lembretes e estímulos diários que permitem realizar ações preventivas baseadas em dados.

Mas não é só para a prevenção desses casos que a IA é uma excelente aliada. Ela pode ir mais além e auxiliar na descoberta das causas que estão na origem dos casos de absentismo escolar. Por exemplo, imaginemos que se trata de um caso de bullying. A ferramenta utilizada pela escola, movida a IA, pode incluir critérios pré-estabelecidos que funcionem como indicadores de casos de bullying. Assim, a ferramenta não só recolhe e centraliza todas as informações relevantes sobre cada aluno, como também envia alertas de potenciais casos de bullying, o que permite antecipar estratégias de combate para problemas e situações que deixam marcas durante toda a vida do aluno.

Todo este cenário que aqui apresentamos já é, na verdade, uma realidade. O e-Schooling já não é só uma utopia que navega pelas nossas mentes e passou a integrar todas estas e outras informações. É, para nós, uma preocupação central que toda a comunidade educativa possa conhecer os vários alunos integralmente e que esteja munida com tudo aquilo que é necessário para lhes oferecer os contextos de aprendizagem mais adequados.

Seja enquanto professor, diretor, pai, psicólogo, auxiliar ou outro papel, convidamo-lo a conhecer o e-Schooling para que este universo, que ainda parece paralelo mas já urgente, seja uma realidade presente nas escolas. Saiba mais informações sobre o e-Schooling aqui.

Newsletter

Junte-se à nossa Comunidade!

Conheça, em primeira mão, todas as novidades e informações sobre o e-Schooling e receba conteúdos sobre as últimas tendências e inovações na área da educação!