Simo Educatión2023: A importância da IE na era da IA

Estivemos no Salão de tecnologia e educação em Madrid e confirmou-se a tendência a que temos vindo a assistir em todos os eventos mundiais nesta área: já se torna difícil falar de tecnologia sem inteligência artificial.

Compartilhar
Simo Educatión2023: A importância da IE na era da IA
Fígura de ondas técnologicas azul

Nenhum projeto se atreve a aparecer em público sem o rótulo de IA, para não correr o risco de ser olhado como uma solução de um período arcaico, pré-digital.  

O potencial da Inteligência Artificial

Embora se perceba que o potencial da IA pode ultrapassar a nossa capacidade de imaginação e ninguém saiba claramente o que aí vem, há uma urgência de apresentar soluções que deem uso às primeiras funcionalidades que as grandes tecnológicas vão disponibilizando. 

Nesta, como noutras feiras que temos visitado, fica claro que já há várias propostas interessantes com integração de ferramentas com IA que poupam tempo e aumentam a produtividade no dia-a-dia das escolas, desde a identificação de soft skills até à preparação de exercícios e atividades pedagógicas.  

O e-Schooling na rota ideal

O que mais nos entusiasmou foi confirmar que o caminho que começamos a trilhar há 10 anos é hoje a rota ideal que as plataformas educativas pesquisam nos seus mapas. Mas muitas estão ainda focadas no caminho e não no destino. Para nós, não se trata de descobrir outro caminho para chegar ao mesmo sítio, por ser mais rápido, eficiente ou económico, como tantas vezes se reinventaram as rotas marítimas. Para nós, o mais importante é a possibilidade de imaginar novos destinos. Julgo que esse aparente detalhe explica porque a IA não pode ser apenas encarada como um meio de aceleração ou encurtamento de distâncias, concentrando-se em ferramentas que ajudem a realizar mais rapidamente o que já se faz há anos. Para nós, a IA é muito mais do que isso, é um meio para questionar, para trazer a missão educativa da utopia para o mundo das possibilidades.  

O e-Schooling está há muitos anos no mundo da educação para andar apenas ao ritmo das tendências. E agora que sopram os ventos deste hype da IA, não ficamos apressados. Já há algum tempo que estamos a trabalhar e a disponibilizar ferramentas com IA para auxiliar alunos e professores na utilização da plataforma. E vamos continuar a desenvolver. 

Mas acreditamos que em vez de ficarmos na expectativa de uma mudança global e definitiva, há muitos desafios a ultrapassar nos próximos tempos e que nem todos passam obrigatoriamente pela IA. Não podemos ficar à espera, a confiar que a meta que está no horizonte virá ter connosco, e que tudo ficará resolvido quando a grande revolução do IA se concretizar. 

Um pouco do que acontece na questão climática. A promessa de energias limpas e inesgotáveis que chegarão um dia destes não nos pode distrair de tudo o que é urgente ser feito enquanto esperamos pela grande mudança. IA vai definir o nosso futuro, mas o nosso foco é e será sempre a educação. 

Em jeito de brincadeira, mas muito a sério, no e-Schooling acreditamos igualmente na IE, a inteligência educativa, fundamental para nos próximos anos integrarmos a IA com imaginação, criatividade e responsabilidade

Saiba mais sobre o e-Schooling aqui

João Paulo Teixeira

João Paulo Teixeira

Ver todos os artigos

Newsletter

Junte-se à nossa Comunidade!

Conheça, em primeira mão, todas as novidades e informações sobre o e-Schooling e receba conteúdos sobre as últimas tendências e inovações na área da educação!