Sugestões: 6 livros e um podcast para este verão!
Férias trazem tempo também para aprender, refletir e reencontrar o ânimo que só chega com a conquista de novas ideias, planos, estratégias e muita vontade de testar e explorar. Por isso, deixamos-lhe aqui algumas sugestões de leitura para este verão, mas também um podcast, que ajudem a dar aquele clique por que todos ansiamos no início de cada ano.
Índice
- Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula
- Escolas Criativas - A revolução que está transformando a educação - Será que as escolas matam a criatividade?
- As Lições dos Mestres
- Modelos Pedagógicos para a Educação em Creche
- Novos Horizontes: como a IA transformará a educação (e por que isso é benéfico)
- O Livro Que Gostaria Que Os Seus Pais Tivessem Lido
- Isto não é pera doce
É errado pensar-se que os professores e diretores quando estão de férias não querem ouvir falar de escola. Não querem é ouvir falar dos problemas que carregaram durante o ano, das pautas, faltas, planificações ou reuniões.
Na voragem dos dias, as equipas são arrastadas pelas correntes fortes da gestão diária, dos desafios encadeados que cada grupo traz consigo, que se torna quase impossível olhar para lá da espuma dos dias.
Os grandes chefs precisam de sair do seu espaço e quebrar laços com o que se habituaram a saber fazer, para partirem à descoberta de novas receitas, combinações e sabores, procurando evitar a repetição, como um velho cd, que tocará para sempre as mesmas músicas.
O que dizer, então, de quem gere escolas e aprendizagens, onde a repetição de receitas pode ser muito mais ameaçadora?
Férias trazem tempo também para aprender, refletir e reencontrar o ânimo que só chega com a conquista de novas deias, planos, estratégias e muita vontade de testar e explorar.
Por isso, deixamos-lhe aqui algumas sugestões de leitura para este verão, mas também um podcast, que ajudem a dar aquele clique por que todos ansiamos no início de cada ano: vontade de encarar novos desafios, tentar diferente onde antes não correu bem e voltar a pôr em prática o que melhores resultados nos trouxe.
Boas férias!
Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula
José Pinto Lopes, Maria Manuel Nascimento, Caroline Dominguez e Helena Santos Silva
Quem nunca disse que o mundo está a mudar cada vez mais rápido ou as profissões de hoje já não existirão amanhã, seguramente já o pensou, mas prefere não verbalizar o óbvio.
Pois é, e a resposta de governantes, pensadores, pedagogos também é quase sempre a mesma: o pensamento critico é a única saída por onde as novas gerações encontrarão capacidade de se adaptarem e de se integrarem no futuro. A alternativa é fingir que tudo vai ficar bem e que as pessoas são muito exageradas.
Estes textos foram escritos pelo grupo webPACT - uma comunidade profissional de aprendizagem que reúne professores e investigadores de várias áreas disciplinares da UTAD. O livro oferece ferramentas valiosas para professores de todos os níveis estimularem o pensamento critico, promovendo criatividade e adaptação. Com dez capítulos que abordam teoria, planeamento, estratégias de ensino-aprendizagem e avaliação, este livro é um recurso indispensável para quem deseja promover o pensamento crítico e preparar os alunos para os desafios do século XXI.
Escolas Criativas - A revolução que está transformando a educação - Será que as escolas matam a criatividade?
Ken Robinson e Lou Aronica
Para não sairmos já do tema, falamos aqui de criatividade, que é a melhor forma de chegar ao pensamento crítico.
Nas últimas décadas, já disseram tudo e mais alguma coisa sobre as escolas, acusaram-nas de discriminar, criar desigualdades, burocratizar, serem impessoais, injustas e até de matar criatividade. O certo é que elas ainda andam por aí e, todos os anos, as famílias lá levam as crianças e jovens de volta à escola.
Ken Robinson foi mais um que se juntou ao grupo de acusadores com uma famosa palestra. Da palestra chegou-se ao livro, que é sempre a melhor forma de rentabilizar boas ideias. Um dia destes, temos aí o filme.
Mas diga-se, há muitas ideias e soluções que estão bem apresentadas, de forma prática e, pelo menos para nós, parecem excelentes possibilidades.
Além disso, Ken Robinson reuniu histórias, pesquisas e recomendações de muitos profissionais de várias partes do globo, o que torna o resultado bastante convincente, envolvente e inspirador.
As Lições dos Mestres
George Steiner
Nas sociedades de hoje, a ligação entre professor e aluno parece estar nas antípodas da relação profunda e tradicional do mestre com o aluno. Primeiro, porque não imaginamos o mestre Sócrates a diversificar metodologias pedagógicas e implementar instrumentos mais criativos para captar a atenção, motivação, empenho e autonomia dos seus “alunos”. Em segundo, porque estas histórias só descrevem o sucesso. Até que ponto, Sócrates não terá deixado para trás muitos seguidores para conseguir libertar todo o potencial de Platão?
Caro leitor, esqueça esta introdução cínica, porque o livro, baseado em conferências na Universidade de Harvard, destaca a influência duradoura desses mestres, que não deixaram obras escritas, mas cujas ideias e exemplos moldaram a nossa linguagem moral, filosófica e religiosa.
A relação do mestre com o aluno assenta numa interação de poder, confiança e paixão, gerando riscos mútuos.
Há muita erudição neste livro, o que é bom, porque não percorremos dois parágrafos sem encontrar passagens fascinantes. Iso é excelente para aprender, inspirar e brilhar junto dos colegas na sala de professores, reuniões ou no bar.
Modelos Pedagógicos para a Educação em Creche
Sara Barros Araújo, Dalila Lino, Paulo Fochi, Maria Assunção Folque, Marta Bettencourt, Lúcia Santos
A polémica recente com as creches nos Açores, motivou-nos a partilhar este livro. Há ainda muito boa gente (não deixam obrigatoriamente de ser boa gente por terem ideias parvas e populistas) que acredita que as creches só servem para simplificar a vida aos pais que trabalham. Por isso, quem não trabalha que não venha agora tentar ver-se livre dos filhos, para ir mandriar ainda mais.
Não, as creches têm um papel fundamental na educação das nossas crianças e, como é óbvio, são decisivas para quebrar ciclos de pobreza e desigualdade.
Neste livro, da série Infâncias, Contextos, Diversidades, apoiada pela Fundação Aga Khan Portugal, apresentam-se sete modelos pedagógicos para a educação em creche que afirmam a importância da educação.
Novos Horizontes: como a IA transformará a educação (e por que isso é benéfico)
Sal Khan
O livro beneficiou de uma recomendação de Bill Gates, que o considerou uma leitura essencial. Se um dos homens mais ricos do mundo nos sugere o que devemos ler, nós lemos. Pode ser um passo decisivo para enriquecermos e passarmos os dias a gerir fortuna, fundação e publicações.
O livro foi escrito por Sal Khan, fundador da Khan Academy, e aborda as múltiplas formas de como a IA pode revolucionar a educação. Mas atenção, não vá ao engano, esta não é uma revolução má, que vem lançar o caos, revirar tudo e não deixar pedra sobre pedra. Pelo contrário, aqui explora-se como a IA pode melhorar a qualidade do ensino através da individualização e personalização do ensino-aprendizagem. Este é um tema que nos é muito querido, aqui no e-Schooling, que trabalhamos para permitir que as instituições e equipas consigam efetivamente olhar e interagir com cada aluno. A IA pode dar uma grande ajuda.
O Livro Que Gostaria Que Os Seus Pais Tivessem Lido
Philippa Perry
Se há relação difícil na educação, é a das escolas com as famílias. Os pais ou estão demasiado presentes ou excessivamente ausentes, ou sabem de tudo ou pensam não saber de nada. Mas o que os divide é a visão, olfato ou tato pedagógico. Quantos professores não acham que alguns pais precisavam de um bom par de cursos intensivos de acompanhamento e educação de filhos?
Este é um excelente livro para si, professor ou diretor. É divertido, inteligente e é difícil de pôr de lado. Philippa Perry, psicoterapeuta britânica, fala-nos de comportamentos e abordagens que os pais devem evitar ou fomentar na relação com os seus filhos.
Este livro oferece muitas pistas que os professores, seguramente, vão usar nas suas reuniões com encarregados de educação.
Isto não é pera doce
Podcast
41 episódios para ouvir este verão. Também pode ver, mas o melhor é recostar-se na espreguiçadeira a ouvir gente mesmo muito interessante. Investigadores, professores audazes e inspiradores, alunos, diretores de escolas, empresários, pais, terapeutas e muito mais.
É para ouvir muitas verdades, histórias inspiradoras e sonhos para o mundo da educação.
João Paulo Teixeira
Ver todos os artigosÍndice
- Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula
- Escolas Criativas - A revolução que está transformando a educação - Será que as escolas matam a criatividade?
- As Lições dos Mestres
- Modelos Pedagógicos para a Educação em Creche
- Novos Horizontes: como a IA transformará a educação (e por que isso é benéfico)
- O Livro Que Gostaria Que Os Seus Pais Tivessem Lido
- Isto não é pera doce
Newsletter
Junte-se à nossa Comunidade!
Conheça, em primeira mão, todas as novidades e informações sobre o e-Schooling e receba conteúdos sobre as últimas tendências e inovações na área da educação!